sábado, 23 de abril de 2011

Projetos do IMUNE em 2011

O Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso - IMUNE MT - oferece à comunidade, escolas e faculdades dois projetos:


Conferência sobre “Cultura Afro-brasileira” e a “História do Movimento Negro em Mato Grosso”.


• ABAYOMI - Mulheres em Diálogo

A "Conferência sobre Cultura Afro-brasileira" tem por objetivo fazer com que os participantes sintam-se envolvidos com a história e a cultura afro-brasileira, estimulando-os a refletir sobre seu papel na sociedade, particularmente no tocante à forte influência da cultura africana na formação da base cultural brasileira e matogrossense, desenvolvendo uma consciência crítica a partir da Lei 10.639/2003.

"Mulheres em Diálogo" são palestras para as mulheres de diversos segmentos sociais sobre a História do Movimento Negro em Mato Grosso e temas pertinentes à cultura afro-brasileira e matogrossense. O objetivo é dar visibilidade aos grupos de mulheres do movimento negro para fortalecer iniciativas que visam resgatar a identidade e a difusão da cultura afro-matogrossense, permitindo maior intercâmbio entre grupos que promovem ações culturais.

As palestras serão ministradas pela Vice-Presidente do IMUNE, Antonieta Costa, formada em pedagogia e geografia, líder do movimento negro há vinte anos em Cuiabá-MT, atuante no movimento artístico e cultural.

Esses projetos estão cadastrados no Edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Modalidade Capacitação, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. Para realização é necessário encaminhar um ofício à Secretaria de Cultura solicitando a realização de uma dessas palestras a ser realizadas em local adequado (auditório ou sala de aula com equipamento de projeção).

Mais informações pelo fone: 3623-6229 / 9255-6863 com Antonieta.

domingo, 10 de abril de 2011

Mato Grosso realiza Congresso sobre Tráfico de Mulheres

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o Congresso terá como foco o debate e a elaboração de políticas públicas de enfrentamento à violência e ao tráfico de mulheres nas regiões de fronteira do país.

Segundo Ana Emília, o evento contará com a presença de 11 países que irão elaborar um relatório final que será encaminhado ao Governo Federal, com a proposta de que as metas descritas no documento sejam transformadas em leis de amparo às mulheres vítimas dessas situações. “O evento também contará com a presença de Maria da Penha, personagem responsável pela criação da Lei 11.340”, destacou.

O 1º Congresso Internacional à Violência e ao Tráfico de Mulheres – Enfrentando os Desafios será realizado entre os dias 14 a 16 de abril, no Centro de Eventos Pantanal.
Fonte: SECOM-MT

Visite o site: congressointernacionaldamulher.com

Fonte: SECOM MT